Circuit Bending & Hardware Hacking: gambiarra como processo na arte sonora



09/11 das 16 às 18h30
Festival Conexões Tecnológicas
Instituto Cervantes 
Av. Paulista, 2439

A oficina irá apresentar uma breve contextualização sobre o que é circuit bending e hardware hacking. O intuito é oferecer uma breve noção das potencialidades estéticas a partir da baixa tecnologia e da gambiarra em projetos e protótipos no contexto da arte e tecnologia voltados à arte sonora. O encontro será divido em dois momentos: primeiro, uma breve conceitualização e contextualização de trabalhos artísticos. Segundo, experimentação, seguindo a lógica do faça você mesmo, onde os participantes serão convidados a abrir circuitos e dispositivos que trouxerem (ver materiais), para realizarmos ao fim uma breve improvisação coletiva.

Materiais - Participantes
Não é preciso comprar nada novo. Vá até a dispensa e recolha algum material antigo ou objeto em desuso que produz algum tipo de som. Se for comprar algo, vá até aquelas antigas lojas de 1,99, lojas de usados ou camelô que venda bugigangas chinesas baratas. A dica é qualquer aparelho e/ou brinquedo que emita som, rádio velho, tecladinhos, entre outros.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  ATENÇÃO  !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Traga somente eletrônicos alimentados com pilha ou bateria. 
Nada de utensílios com tomada 110 ou 220V.
Esteja preparado para produzir blocos de ruídos.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!