CICLO HACK e NOITE HACK
















O CICLO HACK reunirá um time de artistas-hackers vindos de diferentes cantos do Brasil que irão ocupar as Oficinas de Criatividade e o bar Serralheria promovendo um ciclo de conversas, laboratórios abertos, discutindo e promovendo a cultura dos hacklabs, medialabs e laboratórios de experimentação em tecnologia e arte.

mesa redonda + workshops + conversas + bancada aberta + festa experimental + instalações + música + ...

CICLO HACK acontecerá no SESC POMPEIA - sábado e domingo das 14h às 20h, nas Oficinas de Criatividade.
Inscrições no dia da atividade, a partir das 13h. Grátis.
NOITE HACK sábado dia 9/07 as 21h na Serralheria

Mais informações:
PROGRAMAÇÃO SESC -
http://www.sesc-sp.com/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=8772
NOITE HACK - Serralheria - http://www.escapeserralheria.org/about/

PROGRAMAÇÃO CICLO HACK
Ciclo de conversas e laboratórios abertos para discutir e promover a cultura dos hacklabs, medialabs e laboratórios de experimentação em tecnologia e arte.

Dias 9 e 10 de julho de 2011. Sábado e domingo das 14h às 20h, nas Oficinas de Criatividade e Serralheria. (Inscrições no dia da atividade, a partir das 13h. Grátis).

---------------------------------------------------------------------------
SABADO, dia 09/07

14h30: Abrindo os códigos
Apresentação de alguns Hacklabs e laboratórios experimentais em arte e tecnologia no Brasil. Com os coletivos MuSA (Multimídia, Sistemas e Artes), de Santa Catarina, LaboCA (Laboratório de Computação e Artes), de Recife, Projeto Gambiologia, de Belo Horizonte , Orquestra Organismo, de Curitiba , Garoa Hacher Club, MetaReciclagem, HackLab Leste e AVLab, de São Paulo.
Retirada de senhas a partir das 13h do dia 09/07. 50 vagas. Grátis

17h00: Dois Workshops simultâneos + Bancada Aberta:

Projeto Orientado em Gambiologia
Gambiologia é um neologismo que se refere à ‘Ciência da Gambiarra’ no contexto tecnológico. Nesta oficina serão apresentadas noções básicas de Eletrônica e design gambiológico, através da criação de circuitos eletrônicos que simulam sons de percussão. Use sua imaginação e traga algum objeto para abrigar seu instrumento, como latas de metal, brinquedos velhos, aparelhos estragados, telefones antigos, etc.
Orientação: Fred Paulino e Lucas Mafra
Duração: 1 encontro de 3 horas
Dia 09. Sábado, das 17h às 20h
Inscrições a partir das 13h do dia 09/07. 25 vagas. Grátis

Laboratório de Computação e Artes
Laboratório onde serão abordados princípios da arte-computação sob uma perspectiva prática, através do uso das ferramentas Processing e Pure Data como linguagem poético-criativa para a construção de obras artísticas interativas. No processo, os participantes mergulham no universo dos algoritmos e em projetos de circuitos eletrônicos artesanais para produzirem obras artísticas interativas com tecnologias sustentáveis.
Orientação: Jarbas Jacome e Jeraman
Duração: 1 encontro de 3 horas
Dia 09. Sábado, das 17h às 20h
Inscrições a partir das 13h do dia 09/07. 25 vagas. Grátis

21h00 NOITE HACK - Serralheria - http://www.escapeserralheria.org/about

Bancada Aberta
Espaço aberto e autogerido pelos público para trocas de experiências, ideias e processos, convívio e consultas.
Dias 09 e 10. Sábado e domingo, das 14h às 20h. Livre. Grátis

-------------------------------------------------------------------------------------
DOMINGO, dia 10/07

14h00: Dois Workshops simultâneos +
Bancada Aberta:
ConSerto: Computabilidade da Vertigem
Partindo da ambiguidade da palavra conserto (fazer reparos em objetos) e concerto (no sentido de performance musical) pretende-se criar rituais onde o que é “técnica” (no sentido de tecnologia) e o que é “arte” (no sentido de estéticas e poéticas) constroem novos e potentes discursos sobre a tecnocracia que nos cerca e aponta para novas possibilidades.
Somos capazes (e/ou "serão nossas máquinas capazes?") de criar discursos de uma espécie de "subjetividade coletiva" usando estes "conSertos" como meio da transformação de inteligência "artificial" novamente numa inteligência coletiva? Ao conSerto interessa a linha tênue entre homem-máquina como uma possibilidade de interagir de maneira mais catártica e sublime com todos estes dados que estamos despejando nas "nuvens".
Orientação: Glerm Soares
Duração: 1 encontro de 3 horas
Dia 10. Domingo, das 14h30 às 17h30.
Inscrições
a partir das 13h do dia 10/07. 25 vagas. Grátis

Laboratório de Computação Criativa
Tendo a bricolagem como modus operandi, os participantes serão incentivados a desenvolver projetos de experimentação tecno-artística baseando-se na utilização criativa dos recursos como o Scratch, uma linguagem de programação livre e visual onde programas são escritos com o mouse, sem a necessidade de digitar linhas de código. A partir do conhecimento da linguagem Scratch, será demonstrada sua integração com a plataforma de "computação física" Arduino. Os participantes serão convidados a criar programas/histórias que interajam com o mundo físico através de sensores e atuadores, como a manipulação de sons, motores, leds, etc.
Orientação: Oriel Frigo e Vilson Vieira
Duração: 1 encontro de 3 horas
Dia 10. Domingo, das 14h30 às 17h30.
Inscrições
a partir das 13h do dia 10/07. 25 vagas. Grátis

18h00: Provocações sobre arte e tecnologia
Provocações sobre arte e tecnologia com os provocadores Giselle Beiguelman, Marcelo Bressanin e Felipe Fonseca.
Dia 10. Domingo, das 18h às 20h.
Retirada de senhas a partir das 13h do dia 10/07. 50 vagas. Grátis

Bancada Aberta
Espaço aberto e autogerido pelos público para trocas de experiências, ideias e processos, convívio e consultas.
Dias 09 e 10. Sábado e domingo, das 14h às 20h. Livre. Grátis